quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

"Semana do adereço"

Esta semana, a nossa escola proporcionou aos alunos diversas atividades alusivas ao carnaval! Cada dia correspondia a um adereço, desde: gravata, laço, chapéu, penteado e pijama. Verificou-se muito entusiasmo e alegria, todos gostaram de mostrar a sua criatividade.
Na sexta-feira será o dia do desfile.

Click to play this Smilebox slideshow

Palestra " A freira da Madeira"

No dia 13 de fevereiro o 1º Ano assistiu na escola a uma palestra sobre "A freira da Madeira".
Foi muito interessante! Todos os alunos estiveram muito atentos!

Quadro Interativo 13º Dia

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Visita de Estudo

No dia seis de Fevereiro eu e a minha turma fizemos um circuito pedestre pelos núcleos históricos das freguesias da Sé e S. Pedro. A nossa visita foi guiada pela D. Cátia Freitas. Ao longo do circuito fizemos atividades muito divertidas. Para isso a senhora forneceu-nos umas fichas que fomos preenchendo com a ajuda de um mapa, das nossas observações e das explicações dadas.

Em todo o percurso aprendi coisas novas sobre ruas, palácios, fortes e estátuas. Mas o que eu mais gostei foi de aprender que os nomes das ruas estão ligados a acontecimentos do passado. Por exemplo, a Rua das Pretas tem este nome porque moravam nesta zona muitas famílias ricas e os seus criados, que eram escravos negros, passavam por lá muitas vezes para irem às compras.

Nós passamos pela Praça do Município, onde observamos a igreja de S. João Evangelista e a Câmara Municipal do Funchal, depois fomos à Sé ver o teto em madeira decorado com figuras geométricas.

De seguida fomos até à Fortaleza de S. Lourenço e a D. Cátia disse-nos que esta fortaleza, a Fortaleza do Pico e o Forte de S Tiago faziam a defesa da ilha. Disse ainda que antigamente existia uma muralha que ligava estes edifícios e que servia de defesa aos ataques dos piratas e dos corsários franceses. A senhora explicou que os piratas roubavam para eles próprios e que os corsários roubavam para um rei, eram como soldados.

Subimos a avenida e vimos a estátua de João Gonçalves Zarco, feita em bronze pelo escultor Francisco Franco. A D. Cátia falou-nos do que representavam as figuras em relevo no monumento onde estava a estátua. O marinheiro representava a sabedoria, o guerreiro as conquistas, o padre a religião e o agricultor o povoamento da ilha.

Gostei muito desta visita. Foi interessante e aprendi muito.

Elaborado por: Sara Freitas - 3º A

Projeto Liga-te

No passado dia 3 de Fevereiro, alguns alunos do 4ºA dramatizaram a peça de teatro “O esqueleto”, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos.

Também participaram neste evento com actividades variadas – canções, danças, peça de teatro - alunos da Escola do Galeão do Funchal, da Escola Básica de 1ºCiclo de Santana e da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares da Ribeira Brava.

A assistir esteve um grupo de idosos do Centro Paroquial do Carmo, de Câmara de Lobos.

Esta atividade foi dinamizada pelo Projeto “Liga-te” cujo tema orientador deste ano é “ Envelhecimento Activo e Solidariedade Intergeracional”.

Foi um belo espetáculo! Os nossos alunos foram fantásticos!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Prevenção Rodoviária

A EB1 PE Ribeiro Domingos Dias teve, na passada quinta feira, uma prova de prevenção rodoviária que se dividiu entre teoria e prática.
Teve o objetivo de sensibilizar as crianças para práticas responsáveis e seguras, bem como para um primeiro contato com elementos básicos do código da estrada.
Foi uma manhã bem divertida e educativa.

Click to play this Smilebox scrapbook